SEO Para E-commerce Com Dicas Práticas Para Executar
- Bruno Pavan
- 3 de abr. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de jan.
Neste post você vai entender os princípios do SEO para e-commerce com dicas práticas para executar imediatamente após a leitura.

Princípios de SEO para E-commerce
O SEO (Search Engine Optimization) para e-commerce é essencial para aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, com o objetivo de atrair tráfego qualificado e, consequentemente, impulsionar as vendas online. Ele gera incrementação dos canais orgânicos do site e assim permite que o seu negócio melhore a rentabilidade do marketing em longo prazo.
A primeira dica é nunca exclua produtos do seu site. Se você faz isso, pare imediatamente. Cada página de produto em um site de e-commerce é uma oportunidade de aquisição de tráfego. Excluir produtos pode resultar na perda de páginas indexadas pelos mecanismos de busca, impactando negativamente a visibilidade do site nos resultados de pesquisa. É como você plantar uma árvore para dar sombra, mas ficar cortando ela.
Existem diversas técnicas e ações para otimizar o SEO, porém muitas vezes elas não seguem uma metodologia clara e eficaz. Na nossa metodologia os princípios de SEO estão nos três pilares:
Fundamentos de SEO técnico;
Experiência do usuário;
Otimização constante;
Dentro de cada um destes pilares existem alguns fatores importantes que irão viabilizar o crescimento correto do SEO em longo prazo. Você encontrará ao longo deste artigo detalhes destes fatores e dicas práticas de como executá-los corretamente.
Fundamentos do SEO Técnico para E-commerce
O SEO técnico de um e-commerce tem por base a hierarquia do conteúdo das páginas gerais: home, categorias e produtos. Cada uma delas deve focar em diferentes densidades de informações e palavras-chave com o objetivo de tornar claro para os motores de busca o conteúdo da loja virtual.
O básico bem feito é o que mais funciona para lojas que estão iniciando no online. Mesmo os e-commerces que já estão consolidados a atenção para fazer o básico bem feito também é primordial, pois ele constitui a base, e uma base sólida não cai facilmente.
A segunda dica é otimize o conteúdo do seu e-commerce para palavras-chave comerciais e transacionais. Existem quatro tipos, confira abaixo cada um deles.
Palavras-chave informacionais: quando as pessoas estão procurando respostas para perguntas comuns e gerais.
Palavras-chave navegacionais: quando as pessoas querem encontrar algo específico, como sites, locais físicos ou páginas.
Palavras-chave comerciais: quando as pessoas procuram por marcas ou serviços.
Palavras-chave transacionais: quando as pessoas estão com a pretenção de realizar uma ação como comprar.
SEO Técnico para E-commerce
Existem alguns pilares básicos que sempre devem ser seguidos. Revise o conteúdo do seu e-commerce para otimizá-lo para esses pontos.
A terceira dica é que a palavra-chave principal de cada página deve estar presente na URL, nos títulos (h1, h2, h3) da página, nos textos da página e imagens (atributo alt text). Dependendo da sua plataforma de e-commerce existem algumas limitações na otimização do conteúdo, mesmo assim extraia o máximo que ela permitir. Cada página do seu site tem uma palavra-chave única, não repita o conteúdo em páginas diferentes pois não é bom para indexação.
Vamos considerar como exemplo um óculos de sol polarizado verde. A palavra-chave deste produto é óculos de sol polarizado verde. Portanto, todas essas palavras devem estar presentes nos pontos que foram descritos no parágrafo anterior. Segue todos eles:
URL;
Títulos;
Imagens;
Descrição;
A quarta dica é crie conteúdo relevante e direcionado para o seu público-alvo. Mais adiante você verá como a experiência do usuário impacta no SEO do seu e-commerce.
SEO da Home
Ela é a página principal da loja e seu conteúdo deve estar focado em palavras gerais do site. Exemplo: um e-commerce de moda feminina deve focar o conteúdo desta página para o seu nome institucional (nome da marca) juntamente com os principais termos gerais do site de cauda curta, neste caso: roupa feminina, moda feminina...
SEO de Categoria
Nas páginas de categorias o conteúdo já deve ser mais detalhado e direcionado para os produtos que estarão dentro dela, afunilando os termos gerais da página principal com cauda média. Exemplo: a categoria de vestidos deve direcionar o seu conteúdo para essa palavra e suas variações gerais (curto, longo, midi...).
SEO de Produto
Nestas páginas o conteúdo é mais aprofundado e extenso, pois é onde o usuário toma a decisão mais importante da jornada de compra: desejo de comprar ou não. A quinta dica é otimize o conteúdo para buscas transacionais com a palavra-chave principal contextualizada dentro do conteúdo juntamente com os termos que sustentam uma decisão de compra. Exemplo: uma página de um pneu deve conter as informações principais que motivam a compra, como o modelo, o aro, a marca, o peso, a durabilidade, enfim, todas as informações que são relevantes para o cliente comprar online.
Experiência do Usuário para SEO
A experiência do usuário (UX) impacta o SEO de um e-commerce pois é ela quem otimiza algumas métricas relevantes para o SEO, como por exemplo o tempo médio da sessão e a taxa de engajamento e rejeição da página. E-commerces que não entregam boas experiências têm mais dificuldade para crescer o SEO. A lógica é bem simples: mérito. Quem entregar a melhor experiência leva a melhor, e isso só depende de você.
A sexta dica é faça pesquisas constantemente com os clientes com o objetivo de mapear o que é mais relevante para ele e otimizar o conteúdo e a navegação do seu e-commerce com base nas respostas. Acredite, o ouro está nestas pesquisas.
A sétima dica consiste em entregar uma boa experiência no seu e-commerce pelo mobile, pois este é o principal dispositivo utilizado pelos usuários hoje em dia. Para você ter ideia do quão importante é isso, alguns sites tem mais de 90% das suas visitas somente por mobile. Resumindo, tome bastante cuidado com a velocidade de carregamento das páginas e com a navegação sendo intuitiva e fluída.
Otimização de SEO Constante
Por último, mas não menos importante, tenha consistência na otimização do SEO do seu e-commerce, é um trabalho infinito. Aqui na Pulse E-commerce os projetos que mais colhem resultados com SEO são aqueles que seguem com consistência disciplinada as orientações e dicas de otimizações que passamos nas auditorias.
A oitava dica é crie uma rotina de melhorias que encaixe na sua realidade, não existe falta de tempo, existe falta de prioridade. Um modelo que pode fazer sentido para a grande maioria dos e-commerces que não têm recursos para tercerizar o trabalho, é fazer ciclos de otimização do SEO trimestralmente, focando em diferentes departamentos e produtos em cada um dos ciclos. Sempre que chegar em um ciclo, revise os resultados colhidos dos ciclos anteriores e considere os insights dessa revisão para os ciclos seguintes.
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